Salão de Beleza Osasco.png

 

Observe esta incrível foto. 

  Não sei se ela é real ou foi uma montagem. Mas o importante é o que você sente.

  Da para admitir, este mundo é maravilhoso !

Aplicando Os Conceitos de Visagismo

 Trabalho como cabeleireiro em um Salão de Beleza em Osasco e resolvi escrever este pequeno texto para exemplificar o que é o Visasgismo e seus conceitos.

 

 

 As vezes quando conhecemos uma pessoa, não sabemos porque sentimos uma energia imediata e classificamos este sentimento como simpatia ou antipatia.

 Existem diversos fatores que podem ser explicados com este exemplo, porém, aqui, vamos falar somente de um.

  - Seu rosto, meu companheiro,

 é um livro

onde os homens  poderão

ler assuntos estranhos.   

                                                                                   Willian Shakespeare (Macbeth)

 

 Esta frase acima também foi tirada do livro e antes que venha a explicar sobre, você verá que ela já fala sobre si só.

 Estamos falando aqui especialmente sobre Visagismo, em que de antemão, não é uma religião ou algum um tipo de filosofia.

 Visagismo é a aplicação de conceitos, baseado na percepção de que as linhas e formas e as cores que compõem a imagem pessoal – o rosto, o cabelo e a roupa - são símbolos universais e compreendidos por todos da mesma maneira e, por isso, são chamados de arquétipos.

 Arquétipos é um termo criado por Carl Gustav Jung (Fundador da Psicologia Analítica) . Os arquétipos são conjuntos de “imagens primordiais” originadas de uma repetição progressiva de uma mesma experiência durante muitas gerações, armazenadas no inconsciente coletivo.

 Os arquétipos provocam reações emocionais instantaneamente, antes mesmo de a imagem ser reconhecida e entendida racionalmente.

 Assim ao aplicarmos estes conceitos em uma pessoa ela começa a sintonizar um equilíbrio na imagem do espelho. A imagem interior com a exterior. Não existe nada mais precioso que estabelecer uma identidade própria, uma imagem interior que permite ser demonstrada em sintonia com seus traços mais interessantes.  

 Agora devem estar se perguntando - Como é aplicado este troço em mim ?

 Exatamente nesta hora em que eu entro. Sou um cabeleireiro, mas não fui isto a vida inteira, e durante muitos anos fui apaixonado pela psicologia e justamente pela obra de Jung. Trabalhei muitos anos com Mainframe em Bancos e sempre achei estes assuntos muito interessantes, era um devorador de livros nas horas vagas.

 Aconteceu que alguns anos atrás fiquei doente com informática, não podia mais trabalhar nesta area e então retornei a estudar sobre cabelos fiz diversos cursos e um em Londres e depois de alguns anos vim a conhecer os trabalhos de Phillip Hallawell sobre Visagismo e como já entendia bastante deste processo em que a imagem contamina o objeto e vice-versa, resolvi estudar mais um pouco.

 Este conceito, já é utilizado a vários anos, e existem vários profissionais de estética que trabalham com ele e cada vez mais ele é exibido em marketing com muito sucesso. Muitos modelos, artistas, quadros e objetos foram criados e adaptados com este conceito. Para se ter uma idéia, os comerciais de TV apresentam uma troca de imagens aproximadamente a cada 30 segundos, observem, durante este tempo são empregados ( em bons comerciais) muito do conceito de visagismo, não só em rostos, mas em roupas, imóveis, veículos e uma quantidade enorme de outras coisas que nem imaginamos e servem justamente para nestes primeiros segundos penetrem em uma parte de nossa mente e transmita uma sensação agradável para que tenhamos uma boa impressão.

  Mais a frente, irei detalhar isto melhor, vamos aos poucos entendendo sobre o assunto tão interessante.

 Então, quando você for a um cabeleireiro ou outro profissional que irá mudar, ou alterar sua imagem, pergunte a ele sobre.

 E então vamos começar ?

 

  

 Quando encontrar um profissional que trabalha com conceitos de Visagismo, a exemplo, pode ser um dentista, um maquiador ou uma infinidades de profissionais que podem trabalhar com sua imagem, procure estar receptiva a novos pensamentos e não se preocupe em se proteger do que você é, o profissional vai estar somente tentando identificar você fisicamente e um pouco de sua personalidade.

  As vezes, você se escondendo ou se mostrar de forma diferente chegaremos a um resultado que não pertence a você e teremos um resultado dificilmente satisfatório.  

  Pode deixar ele te observar, as vezes necessitamos puxar seus cabelos para traz para uma melhor observação de seu rosto por inteiro. Também é interessante olhar seu perfil e formato da cabeça.

   

  Estas características são observadas para se colocar em evidencia traços interessantes que podem estar escondidos e devem ser revelados e também detalhes que te deixam desconfortável e podem ser desfocados. Também nestas informações, serão verificados e analisados as linhas do rosto, perfil do rosto, tipo de pescoço, formato dos ombros. 

 

  Agora uma conversa franca sobre quem você é, suas preferencias, seu trabalho, seu estilo de vida.  

 Pronto, a principio temos o mundo ao qual você faz parte, agora necessitamos saber como você quer interagir com ele. 

  A primeira coisa que é sugerida é:    Que imagem sua deseja revelar.

 

  A princípio é fácil, - Posso ser parecida com aquela artista da Globo que bate um bolão na frente das câmeras, é forte de personalidade e ninguém à  domina.

 

  Infelismente não é tão simples, vamos trabalhar com você e, você é especial, aquela artista é toda retocada virtualmente, aparece só uma vez a noite durante alguns minutos e depois em alguns comerciais, depois desaparece. Não tem responsabilidade, não existe, é uma atriz e representante. Você não, você vive segundo a segundo com você, não se separa e qualquer atitude sua vai ter que encarar seu retorno.

  -Ahhh !      Então quero ter uma aparência alegre descontraída e sensual.

 

  Ótimo, isto é interessante, mas sempre tem um porém.

  Você gostaria de ser vista o tempo todo assim ? Como seria em uma reunião em que deveria apresentar um gráfico de como um processo que criou atingiu o projeto e necessita de novos recursos para nova ampliação. Será que seu administrador iria por credibilidade nesta sua imagem de alegre descontraída e sensual ?

  Então, um desejo de uma imagem é um processo de escolha complexo e devemos ter muito cuidado e é uma mudança de estilo, deve ser feita aos poucos e sempre observando seus resultados.

 Hoje, temos observado crianças de alguns poucos anos sendo diferentes em seus comportamentos a cada mudança em sua imagem.

 

  Elas parecem se definir e se adaptar a sua imagem. Parece incrível, mas a simples observação dela no espelho reflete em seu estado de ser.

  Crianças estão em constante adaptação, estão absorvendo o mundo ao seu redor rapidamente, então são fáceis de serem influenciadas e adaptadas. 

  Em um adulto, uma imagem, deve ser muito bem pensada e conciliada aos poucos, pois existe um compartilhamento em sua vida pessoal, seu namorado(a), esposa, marido, filhos e também sua vida profissional, seu chefe, seus clientes e até uma pessoa que não está em nenhum destes.

 

  Um exemplo interessante sería como uma pergunta por qual caminho seguir a um desconhecido ou quando pedir um desconto em um produto a um vendedor. O simples fato de sua imagem exterior estar em harmonia com seu interior, você estará em um grande equilibrio e afetará a mente do interlocutor  e este em questão de segundos irá te atender melhor. 

  Nestes casos, devemos ser sinceros e fazer uma autorreflexão. Analisar se é uma pessoa introvertida ou extrovertida, talvez seja melhor com uma conversa franca com seu cabeleireiro e profissional de Visagismo.

 Quando estudamos e trabalhamos estas técnicas alteramos gradativamente a imagem e aos poucos vamos percebendo uma resposta em nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Também notamos que não existe um modelo certo e sim uma boa adaptação. Este trabalho inicia-se com o que existe de bonito em você e o próximo passo irá ser o belo.

  Alguns traços indesejáveis podem ser interessantes quando trabalhados e aproveitados para revelar características impressionantes e elevar sua autoestima.  

   

  Bom, por enquanto é só e assim que der continuo a acrescentar mais coisas interessantes para continuar este trabalho em torno do Visagismo.